Brasão de Familia


O sobrenome tornou-se um patrimônio familiar, por gerações e gerações, identificando uma linhagem com suas características próprias, físicas e comportamentais. A descendência, a linhagem, não pode ser compreendida apenas pelas razões de sangue (genética), o cenário histórico enriquece, justifica, explica e, especialmente torna a historia unida à saga de cada um de nossos ancestrais, tenham sido eles proeminentes ou não. As linhagens podem ser identificadas por arvores genealógicas e pelos registros da origem do sobrenome.





  
GUIMARÃES

"Em Guimarães o primeiro ahi nasceu de Portugal Dom Affonso sem igual que é o tronco verdadeiro d'essa prosápia real."
(Manuel de Sousa da Silva)
O sobrenome Guimarães é classificado como sendo de origem habitacional. Este termo se refere aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no lugar de residéncia do portador original. Nomes habitacionais nos dizem de onde foi saido o progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar identificado por uma característica topográfica. Guimarães é o local atual da antiga propriedade de Vimaranes, que no inicio do século X, pertenceu a condessa galega Mumadona, tia e ala do rei Ramiro Il a qual fundou neste lugar um convento consagrado ao Salvador do Mundo, originando assim a vila de Guimarães. No que diz respeito ao sobrenome Guimarães, este norne foi tornado por diversas pessoas e em várias épocas. Genealogistas afirrnam que o sobrenome Guimarães  se originou na pessoa de Martinho de Guimarã es ou Martinho de Castro de Guimarães, escrivào da cãinara do arcebispo D. Jorge da Costa, tabelião-geral d'el rei, comendador de Garfe e juiz ordinário de Braga nos anos de 1494 e 1544. Pesquisas continuam, e este nome pode ter sido documentado muito antes das datas mencionadas acima. Portadores notáveis do sobrenome Guimarães foram, entre outros: Alfonso Guimarães, poeta brasileiro nascido em 1873; e Luis Guimarães Junior (1845-1898), diplomata, escritor e poeta brasileiro. As armas descritas abaixo foram concedidas à família Guimarães pelas autoridades apropriadas.
http://www.family-name.co.uk/names/guimaraes_files/ulbr.jpg
BRASAO DE ARMAS: De prata, fretado de dez pecas em banda e nove em contrabanda de negro, corn pala de vermelho; e urn leão de arminhos, armado e lampassado de azul, brocante sobre o todo.
TIMBRE: O leão do escudo.






39 comentários:

  1. vcs sao tudo meus parente
    distantekkskks

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que era nobre, que fui uma condessa em outras reencarnações, hehehe

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que tinha algum tio rico!kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia que tinha algum tio rico!kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu Sempre tive uma curiosidade de saber a origem do meu sobre nome. gostei de saber a história dos meus antepassados a sim como vce, rs agora então tenho mais orgulho do meu nome!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu Sempre tive uma curiosidade de saber a origem do meu sobre nome. gostei de saber a história dos meus antepassados a sim como vce, rs agora então tenho mais orgulho do meu nome!!!

    ResponderExcluir
  9. É Para aquele que ama a sua família e a te mesmo uma grande honra para o que busca saber a sua origem fundamentada no espírito de sabedoria e justiça, com luz, vida e amor. Feliz é aquele que alcança o cume da montanha sagrada de onde vem a iluminação para o espírito de sabedoria alcançar o poder de aumentar a sua fé, dentro dos principio dos bons costumes atendendo o bem comum com a máxima humildade igualdade e liberdade, para tal não basta estar na vereda da virtude é preciso permanecer nela, quão bom e tão suave buscar conhecer os nossos ancestrais pois isso da o direito de conhecer a mim mesmo para conhecer melhor o meu Deus, e o Deus de cada um, e viver melhor a vida conturbada onde as injustiças imperam cada vez mais agigantando os poderosos maus por via da impunidade criando a desigualdade social. Que cada um busque conhecer o seu passado vivenciando com amor a família consciente de que nada devo aos meus filho devo tudo aos meus pais. Amo minha mulher meus filhos meus irmãos e meus parentes sem apétalos e o meu semelhantes sem abraçá-lo amo a vida e a natureza o que penso assim eu sou o recebe de meus antepassados. Não posso dar o que não tenho e nem receber o que não fiz por merecê-lo. Não ha religião superior a verdade nem ciência sem Deus e força sem a união nem o bem sem amor nem conhecimento sem busca. Penso que a vida é melhor e pura quando busco o meu passado medito e viajo no meu espírito no encontro com os meus ancestrais e com eles aprendo o caminho da luz. Um dia chego ao Deus de meus pais nesta viagem no tempo e no espaço ate o reino celeste das estrelas onde a vida é mais bela pura e eterna. Então! É muito bom. Amo a minha família que é o passado o presente o futuro. Sou Monteiro Guimarães Campos Salgado Viera da Costa Faria de Sá Neves identificado por arvores genealógicas e pelos registros da minha origem do sobrenome. Não importo com o que pensam de mim mas cuido bem de minha consciência quando penso em outro para cogitar tão somente o bem a todos.
    Fiquei feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho orgulho de ser um Guimarães e de poder compartilhar a minha alegria em família.Pretendo ir em breve encontrar os nossos parentes que se reúne todos os anos em São Paulo.Farei exame de DNA para saber mais e conhecer outros Guimarães e encontra-los que estão espalhados pelo planeta terra.Tenho parentes Guimarães em São Paulo Sorocaba e não os conheço e queria conhece-los.Esta reunião anual em São Paulo é muito boa e importante para mim e gostaria de saber mais... Abraços

      Excluir
    2. Spartacus Nicodemus Guimarães e viva a Família.

      Excluir
    3. A MAIORIA DAS PESSOAS QUE EU CONHEÇO COM ESSE SOBRENOME SÃO MUITO GENTE BOA E RELIGIOSOS,MEUS AVÓS SÃO DA CIDADE DE GUIMARÃES EM PORTUGAL ONDE EXISTE MUITAS IGREJAS CAPELAS,GUIMARÃES É A CIDADE HISTÓRICA DE PORTUGAL QUE FOI TOMBADA COMO PATRIMONIO MUNDIAL DA UNESCO

      Excluir
  10. Interessante saber de nossas raízes. Muito bonito o brasão da nossa família.

    ResponderExcluir
  11. A imagem do Brasão da Família Guimarães é de domínio Público?

    ResponderExcluir
  12. Sou Guimaraes com muito orgulho... E uma honra carregar este sobrenome Luzitano. "Salve vossa ecelencia os Guimaraes"

    ResponderExcluir
  13. Sou Guimaraes com muito orgulho... E uma honra carregar este sobrenome nobre. "Salve vossa exelencia os Guimaraes"

    ResponderExcluir
  14. Sou Guimaraes com muito orgulho... E uma honra carregar este sobrenome nobre. "Salve vossa exelencia os Guimaraes"

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Silvinha, Valeu o esforço por reunir as informações das nossas origens. Possivelmente a paixão que temos por cavalos está na própria origem familiar.
    Também é importante lembrar que aqui a região central do Brasil, onde hoje abriga a Capital de todos os brasileiros, foi inicialmente desbravada pelos Guimarães, na busca da conquista de novas terras. Abc

    ResponderExcluir
  17. Senhor Anônimo, Pesquisar e constatar origem e linhagem de um sobrenome antigo, com origem em outros países é tarefa quase impossivel de dar resultado 100% conclusivo. Ainda mais q as literaturas a respeito apresentam muitas dúvidas pq dados antigos se perdiam em partes ao serem transmitidos e/ou retransmitidos. Ninguém é unico dono do sobrenome "Guimarães" e nem da verdade aqui. Sou Guimarães com orgulho, com ancestrais de origem européia. Estou investigando e fico muito feliz ao ver tantos possíveis "parentes".

    ResponderExcluir
  18. Leila Guimarães. ...muito legal a história

    ResponderExcluir
  19. Alguém tem o brasão em alta resolução para imprimir??

    ResponderExcluir
  20. Eu sou uma Guimarães ....tenho muito orgulho ...

    ResponderExcluir
  21. Paulo Pereira Guimarães, Filho de Mariano Pereira Guimarães.
    Sinto horándo com a herança deixada pelos hassestrais.

    ResponderExcluir