OLIVIA DE CAMPOS GUIMARÃES


OLIVIA DE CAMPOS GUIMARÃES
                                                          * 16 de  agosto  de 1876
                                                          + 14 de outubro de 1945


                                          Nasceu em São José do Tocantins, hoje Niquelândia-Go, filha de Gabriel de Almeida Campos e Rosalina da Silva Rocha.
                                          Casou-se em 1891 com seu primo Salviano Monteiro Guimarães.
                                        Em 1899 muda-se com seu esposo e dois filhos, da Fazenda "Paranã do Meio" no Município de Formosa, para a Vila Mestre D'Armas, hoje Planaltina-DF.

         
                           O Casarão de Olivia e Salviano hoje é o "Museu Histórico de Planaltina".

      O casal teve oito filhos:                                                               
  • Gabriel de Campos Guimarães(Advogado, Juiz e Deputado Estadual)
  • Francisco Monteiro Guimarães (Sinhô Monteiro), (Fazendeiro e Agropecuarista)
  • Sebastião de Campos Guimarães (Dãozinho), (Fazendeiro e Agropecuarista)
  • Hosannah de Campos Guimarães( Médico, em 1950 Governador do Estado de Goias)
  • Maria América do Rosário Guimarães( Professora e Musicista)
  • Gabriela Campos Guimarães (Morena), ( Professora e Promotora de Justiça)
  • Salviano Monteiro Guimarães Filho (Viano), ( Dentista e Empresario)
  • Dulce de Campos Guimarães(Professora)
  • Adotaram três irmãos órfãos. que batizaram e criaram como filhos, Sebastião de Oliveira, Antonio Francisco e José de Oliveira.
       Nas primeiras décadas do século XX, Coronel Salviano marido de Olivia construiu um Polo Industrial, fabricação de Charque, beneficiamento de couro. Fabrica de selas, botas, sapatos, arreios, laços entre outros. Abri-se uma grande loja em Mestre D'Armas-Altamir, chamada "Casas Goianas", a loja ficava na "Rua Salvador Coelho". Os produtos eram exportados para vários estados brasileiros. Abriram-se filiais em Luziânia  Paracatu, Formosa, Unaí, Cristalina, Ipameri. Olivia de Almeida Campos era quem cuidava e administrava as lojas, com mãos de ferro e competência.
        Olivia de Campos Guimarães foi realmente grande e sábia companheira, sempre mostrando deferência em público, mas nas situações particulares, ela sabia quando intervir e sobrepor-se às decisões do Coronel Salviano se fosse preciso. Com sabedoria manobrava e participava da politica da cidade e grande influência nas decisões estaduais.

                            Em 1926, Olivia fica viúva do Coronel Salviano Monteiro Guimarães.


Em 1932, a luta da mulher pelo direito ao voto para escolher os representantes políticos  tem uma líder em Planaltina, Olivia de Campos Guimarães; era conhecida por seu espirito arrojado, evoluído e corajoso, numa época  em que os direitos femininos na sociedade não existiam: as mulheres começam a conquistar espaço no mundo sonhando com a participação politica.

Nas Efemérides do Povoamento de Planaltina consta:

           " Tornaram-se eleitoras: Olivia de Almeida Campos Guimarães, Maria America Guimarães, Eliacena Pereira da Costa, Rita de Almeida Campos Salgado, Adelina de Almeida Campos Salgado, Anascência Francisco Fria, Euflozina Alves da Costa."


1943 - Capelinha  do Morro foi construída para pagar um milagre, uma promessa de Olivia

Monte sagrado, local de devoção onde se realizou em 1943, pela primeira vez, uma romaria em homenagem a Nossa Senhora de Fátima no Planalto Central. Todos os anos recebe milhares de fiéis para a encenação da Via-Sacra e para louvar a Ave Maria.

A edificação da Capelinha se deu como cumprimento de uma promessa. Dona Olivia de Campos Guimarães fez promessa pelo restabelecimento da audição de sua filha Dulce. Mandou edificar uma capela em homenagem a N.S. de Fátima no ponto mais alto de Planaltina, dando início a uma romaria. Mandou trazer de Portugal uma imagem da Virgem de Fátima. Em 8 de agosto de 1943, com missa celebrada pelo padre Antonio Marsigaglia, foi inaugurada a Capela
A partir de então, todos os anos a Romaria é realizada em domingo próximo ao dia 13 de agosto. A partir de 2009, a pedido do arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, a homenagem a Nossa Senhora será realizada como nos primeiros anos: a pé com a procissão saindo da antiga Igreja Matriz de São Sebastião.

No dia 14 de outubro de 1945, o coração de Olivia para de bater. O grande cortejo percorreu a totalidade do caminho do casarão da família até o Cemitério Antigo de Planaltina, o povo se acumulou, misturando-se autoridades, afilhados, amigos, parentes, funcionários, religiosos e populares.
                                        Olivia de Campos Guimarães foi senhora de atitudes claras e decisivas. Seu coração generoso não lhe tirava a razão. Enérgica e doce, teve muitos filhos, filhos de "Amor ao Próximo",, filhos da devoção, alimentou, educou, criou, orientou inúmeros afilhados que moraram em sua casa. Foram filhos do Coração.
                               Olivia de Campos Guimarães
                                1876 - 1945
 Homenagens:

  •  Inaugurada em 1951 a Escola Normal Olivia Campos Guimarães, para formar professoras normalistas.
  • Biblioteca do Saber Olivia Campos Guimarães, equipada com mais de 3.000 títulos atende a idosos e a população local.  Casa do Idoso, Av. Goiás, quadra 55, lote 1, Setor Tradicional, Planaltina-DF.




2 comentários:

  1. Reconheço QUE o espirito de Olivia Campos Guimarães, prima de minha mãe, esposa do irmão de meu avo tia de meu pai foi uma iluminada mulher de coração justo e alma forte purificada por seus atos na pratica de igualdade, fraternidade e liberdade. não há duvidas nos traços de sua personalidade demonstrando o espirito de amor e grande honra para o gênero da família que representamos . portanto aqui deixo o meu pedido em nome de tia Olivia e seu esposo: que devemos respeitar nossos parentes com justo procedimento nos atos de decisões para não nos prejudicarmos. Devemos em su nome abrir nossas maos a favor dos mais fracos ,praticando a justiça.
    Newton Monteiro Guimaraes.
    filho de Balbino Monteiro Guimarães.
    FILHO de Balbino Monteiro Guimarães.
    IRMÃO de Salviano Monteiro Guimarães, esposo de Olivia .
    filhos de Pedro Monteiro Guimarães . que é filho de José Monteiro Guimarães filho, que é filho de Jose Monteiro Guimarães , esposo de Úrsula da Sá, irma de Estácio de Sá - sua madrasta... esposa de Pedro Monteiro de Guimarães - Portugal . Rio de Janeiro. - família real vinda para o brasil

    ResponderExcluir
  2. É uma grande honra para mim e para minha familia e para a formação do Distrito Federal do Brasil que homens como Salviano Monteiro Guimaraes, e Balbino Monteiro Guimaares, tenha existido o que para isso basta buscar o conhecimento e saber a importancia latifundiaria que pretaram ao distrito Federal.

    ResponderExcluir